No caso de adaptação cinematográfica de livros, a ordem de leitura poderá guiar você na hora de assistir os filmes. Nos filmes de Nárnia, as adaptações, seguem a ordem de leitura de acordo com a publicação dos livros, e não de forma cronológica, acompanhando o acontecimento dos fatos.

Ordem de Publicação

C. S. Lewis escreveu primeiro “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”, sem intenções de produzir uma série de livros. Mas então surgiram novas histórias e a necessidade de explicar alguns fatos também. Assim, a ordem de publicação proporciona uma leitura mais interessante por resolver os mistérios mais demoradamente. Entretanto, nem sempre essa ordem coincide com a ordem dos fatos.

Ordem Cronológica

A ordem cronológica rearranja os livros para que sigam o decorrer dos fatos. Por isso, o primeiro livro passa a ser “O Sobrinho do Mago”, que conta sobre a criação de Nárnia, e o terceiro passa a ser “O Cavalo e Seu Menino”, que conta sobre fatos ocorridos durante a Era de Ouro, imediatamente após “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”. Respondendo a uma carta de um leitor, Lewis aconselhou a ordem cronológica para leitura, ainda que não a tenha fixado como única possível. Várias edições dos livros os colocam deste modo.

Resumo

Dessa forma, a ordem das histórias escritas por Lewis segue: (1) O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa; (2) Príncipe Caspian; (3) A Viagem do Peregrino da Alvorada; (4) O Cavalo e Seu Menino; (5) A Cadeira de Prata; (6) A Última Batalha; e (7) O Sobrinho do Mago.

Se for seguida a ordem de publicação, original, da Inglaterra, pela editora Puffin Books, teremos: (1) O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa; (2) Príncipe Caspian; (3) A Viagem do Peregrino da Alvorada; (4) A Cadeira de Prata; (5) O Cavalo e Seu Menino; (6) O Sobrinho do Mago; e (7) A Última Batalha.

A editora Macmillan, que na época publicou os livros nos Estados Unidos, usou a ordem cronológica de Nárnia: (1) O Sobrinho do Mago; (2) O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa; (3) O Cavalo e Seu Menino; (4) Príncipe Caspian; (5) A Viagem do Peregrino da Alvorada; (6) A Cadeira de Prata; e (7) A Última Batalha.

Quando a HarperCollins adquiriu os direitos de publicação da série, seguiu a recomendação que Lewis havia dado ao seu enteado, Douglas Gresham de seguir a ordem cronológica. Mesmo assim, alguns estudiosos sugerem que se leia pela ordem com que foram escritos, para que o leitor perceba o desenvolvimento da narrativa de um livro para o outro.

Ordem de Publicação

Ordem de Leitura

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupas

O Sobrinho do Mago

Príncipe Caspian

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupas

A Viagem do Peregrino da Alvorada

O Cavalo e seu Menino

A Cadeira de Prata

Príncipe Caspian

O Cavalo e seu Menino

A Viagem do Peregrino da Alvorada

O Sobrinho do Mago

A Cadeira de Prata

A Última Batalha

A Última Batalha