O Descubra Nárnia deve um pedido de desculpas para vocês, narnianos, e vamos explicar o motivo. Durante algum tempo nós ignoramos, ou melhor, não demos a devida atenção para um fato bastante importante para nós, fãs, e para a história de Nárnia, no que diz respeito às suas adaptações.

Desde, aproximadamente, 2016 a nossa tão amada saga vem ganhando vida no teatro, nos Estados Unidos, mais precisamente na cidade de Taylors, no estado da Carolina do Sul. Nesta pequena cidade, uma companhia de artes cristã chamada The Academy of Arts Ministries está à frente de uma série de grandes adaptações dos livros de C. S. Lewis.

Os espetáculos, não só os de Nárnia mas também outras produções da companhia, são apresentados em um teatro chamado Logos Theatre, localizado em um prédio histórico na mesma cidade e que pertence a The Academy of Arts Ministries. O Logos existe desde 2006 e possui uma capacidade para 300 pessoas.

These productions are not done simply to entertain the public, but also incorporate the community as actors, volunteers, technicians and much more. Audiences can attend the Logos Theatre with confidence that they will see a professional production with an uplifting message. (Logos)

Tradução:

Essas produções não são feitas apenas para entreter o público, mas também incorporar a comunidade como atores, voluntários, técnicos e muito mais. O público pode assistir no Logos Theatre com a confiança de que verão uma produção profissional, com uma mensagem edificante. (Logos)

Sobre as adaptações de As Crônicas de Nárnia, desde 2016 a nossa saga vem sendo adaptada para o Logos, pela The Academy of Arts Ministries. A primeira adaptação foi de O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, realizada em 2016, não sendo a primeira vez que esse livro é adaptado para o teatro, visto que outras companhias já realizaram a adaptação dessa obra em diferentes níveis de produção.

Após o O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, a The Academy of Arts Ministries e o Logos Theatre realizaram a adaptação de Príncipe Caspian, sendo a primeira grande produção para o teatro sobre o livro; nunca foi realizado um espetáculo sobre Príncipe Caspian nessa magnitude.

Imagem de divulgação do espetáculo Príncipe Caspian

 

No vídeo abaixo você pode conferir alguns detalhes do espetáculo.

O espetáculo foi escrito pela Nicole Stratton, diretora artística da companhia e foi aprovado pelo próprio Douglas Gresham, o enteado de C. S. Lewis e produtor dos filmes de Nárnia, e o mesmo esteve presente na estreia da produção. O espetáculo estreou em 16 de Dezembro de 2016 para um primeira temporada que durou até 21 de Janeiro de 2017. Atualmente o espetáculo continua sendo apresentado e está em cartaz para a sua temporada 2018, que vai do dia 02 de Fevereiro até o dia 28 de Abril de 2018.

E se você acha que as adaptações de As Crônicas de Nárnia pela The Academy of Arts Ministries e o Logos Theatre param por aí você está enganado, a companhia anunciou recentemente a adaptação de O Cavalo e Seu Menino para uma grande produção em 2019.

Imagem de divulgação do espetáculo O Cavalo e Seu Menino

 

Por trás das produções

Achamos válido também compartilhar com vocês um pouco sobre quem está por trás dessas produções. Nessa publicação já mencionamos um nome, a Nicole Stratton, Diretora Artística da The Academy of Arts Ministry. Depois da oportunidade de audição e cantar com a Walt Disney World e Euro-Disney, Nicole e sua família sentiram que a vocação de Deus era de maior importância. Nicole dirigiu por 18 anos e viajou para mais de 20 estados dirigindo seminários de drama de uma semana, envolvendo mais de 30.000 alunos e atuando e cantando pessoalmente em mais de 300 produções. Nicole escreveu e produziu muitas produções para o Logos, sendo a mais recente a adaptação de As Crônicas de Nárnia.

Outro nome importante é o Noah Stratton, esposo da Nicole e o atual Diretor Executivo da companhia de artes e do teatro. Ele também ajuda na produção artística dos espetáculos. Nicole e Noah assumiram a diretoria da The Academy of Arts Ministry em 2010.

Por existir várias adaptações para o teatro de As Crônicas de Nárnia, nós do Descubra Nárnia acabamos não dando a devida atenção para o incrível e profissional trabalho que vem sendo realizado pela The Academy of Arts Ministries e o Logos Theatre. Esperamos que através dessa publicação, bastante esclarecedora, tenhamos nos redimido.

O que vocês acharam, narniano? Já está providenciando as passagens para viajar até a Carolina do Sul e conferir pessoalmente os espetáculos? Nós queremos muito! Quem sabe estaremos lá no próximo ano? Vale lembrar que os espetáculos de Nárnia do Logos Theatre possui um acordo especial com a C. S. Lewis Company.